Suco Detox Pós-Carnaval

Exagerou na folia? Comeu e bebeu mais do que devia?

Não se preocupe, vamos tirar essa batata do forno!

Um dilema!

Usar a centrífuga ou o liquidificador?

Separar as fibras ou não?

As fibras são essenciais à saúde. Elas não são nutrientes, mas sua presença no percurso digestivo e excretor é fundamental. Elas equilibram os tempos digestivos, dão saciedade, ajudam na liberação gradual da glicose no sangue, ajudam na absorção/adsorção das toxinas, dão volume e fluidez fecal, e finalmente evitam a constipação e o câncer colorretal.

Uma sugestão para quem não se importa e quer usar a centrífuga é: na centrífuga colocar as raízes, os cítricos e as folhas mais duras. No liquidificador, as frutas, as sementes, os brotos e as folhas macias. Desta forma torna-se possível integrar as vantagens destes dois processos de preparação. Coe, no início, usando uma peneira grossa, até se acostumar com as fibras. Logo, estará habituado e não precisará mais usar a peneira, fazendo melhor proveito das fibras.

Os sucos

Frutas e verduras são fontes de fitoquímicos*, têm nutrientes como minerais e vitaminas, regulam os processos do organismo, ajudam na transmissão dos impulsos nervosos, na contração muscular e no equilíbrio acidobásico. Além destes nutrientes, as frutas e verduras apresentam substâncias com ação medicinal. Umas são adstringentes e emolientes, outras têm funções gástricas, ativam as funções intestinais e desintoxicam o organismo.

Estes benefícios podem ser obtidos pela ingestão dos sucos. O ideal é consumir a bebida logo após o processamento, podendo congelar as frutas para ficar mais prático na hora do preparo. A mistura de uva, couve, agrião e limão, por exemplo, faz bem ao fígado; já maçã, mamão, pera, hortelã e couve agem no estômago. Abacaxi e mamão combatem o inchaço.

E você, que se jogou no carnaval, que tal fazer essa receita de suco funcional? Experimente!

Suco Detox

Solar – suco vivo

Ingredientes

1 maçã verde média picada com casca e sem sementes (a maçã dará o tom de doçura ao suco). Iniciantes podem colocar mais maçãs (1 grande ou 2 pequenas) até se adaptarem aos novos sabores, principalmente das folhas.

Opcional: 1/2 pepino médio (cuidado! pepinos não orgânicos contêm elevado teor de contaminação por agrotóxicos). Sua principal função é ser o socador para forçar os ingredientes a entrarem no fluxo do liquidificador.

3 folhas pequenas de couve-manteiga, brócolis, couve-flor ou outra hortaliça verde-escura (escarola, folha de beterraba, ou rama da cenoura).

3 ramos de hortelã, capim-limão ou erva-cidreira.

1 punhado de sementes de girassol germinadas (sem casca) ou 2 mãos (se for com casca).

1 cenoura média.

Suco fresco de 1 limão médio (responsável pela rápida alcalinização e assimilação dos minerais).

Modo de preparo

Coloque a maçã picada no liquidificar, acrescente o suco fresco de limão e o pepino, até que o primeiro líquido se forme, e então acrescente a cenoura. Coe usando uma peneira grossa e volte para o liquidificador. Acrescente as sementes germinadas e as folhas verdes. Coe em peneira grossa e beba imediatamente.

Dica: se não conseguir beber, coloque um pedaço pequeno de abacaxi para aumentar a doçura.

* Os fitoquímicos são compostos de natureza química, produzidos por vegetais. Podemos citar um grande número de compostos do metabolismo secundário das plantas. Muitos desses metabólitos são conhecidos por oferecerem vários tipos de proteção às plantas, por exemplo proteção a ataques de insetos e herbívoros. Além de oferecerem defesa contra doenças aos vegetais, apresentam também uma grande diversidade de benefícios à saúde humana.

Leave a Reply

Back to top